quinta-feira, 4 de março de 2010

COPA DO MUNDO DE 1950













A bola da Copa do mundo de 1950









............................................Esta era a camisa da seleção brasileira, até a copa de 1950........................................
.......................................Na copa de 1954, ela ficou sendo da cor amarela e calção azul..........................


........................................que o locutor esportivo Geraldo José de Almeida apelidou de canarinho........................

A segunda Guerra impediu a realização das Copas de 1942 e 1946 e por pouco a de 1950. A Europa estava arrasada após o conflito que matou mais de 100 milhões de pessoas. Enquanto isso, os Estados Unidos e União Soviética surgiriam como as novas lideranças mundiais. Duas Alemanhas, duas Coréias.





















O estadio do maracanã estava ainda inacabado quando do inicio do campeonato mundial, Algumas madeiras ainda eram vistos nas arquuibancadas e parte do madeirame externo ainda eram vistos. O estadio foi um projeto de vereador Ari Barroso em 1948, aprovado e as obras em seguida iniciadas. "Foi construido a toque de caixa"











Antes do jogo a expectativa de uma estrondosa vitoria como as duas anteriores, 7 x 1 e 6 x 1 contra Suécia e Espanha, mas...Barbosa, Augusto, Danilo, Juvenal,Bauer e Bigode:Friaça,Zizinho, Ademir, Jair e Chico. e Mario Americo(masagista)


Ademir o artilheiro do Brasil, e da copa, marca um dos seis gols do Brasil contra a Espanha no jogo semi final.






Final = Brasil x Uruguai.

Dois meses antes do Mundial, o Uruguai enfrentou o Brasil três vezes pela Copa Rio Branco.

A equipe celeste venceu o primeiro por 4 a 3, mas perdeu os dois seguintes por 3 a 2 e 1 a 0, respectivamente.

Mas a sorte logo começou a sorrir para os primeiros campeões mundiais. No sorteio dos grupos, o Uruguai foi beneficiado e caiu na chave número quatro, ao lado apenas da Bolívia.

A única partida da chave foi disputada estádio no Independência, em Minas Gerais, e os uruguaios venceram por 8 a 0, com gols de Miguez (3), Schiaffino (2), Vidal, Perez e Ghiggia.



Os Jogadores brasileiros estão na boca do tunel para entrar em campo, o capítão Bauer parece bastante concentrado, Zizinho e Ademir conversam, era a enorme expectativa pelo inicio da partida.




No jogo final, Squiafino, chuta a bola contra o defensor brasileiro, sob os olhares do arbitro, Obdulio Varella e Baue
NAS FOTOS ABAIXO = Friaça, abre a contagem contra o Uruguai aos 3 minutos do segundo tempo. Tudo indicava que o Brasil já era o canpeão. Os brasileiros gastaram todo o estoque de caramuru, ao final quem fez a festa foi os Uruguaios






Aos 15 minutos do segundo tempo Squiafino, empata o jogo, o titulo ainda e do Brasil. Mas aos 37 minutos (FOTO ABAIXO) Ghiggia marca o segundo gol e os uruguaios seguraram o resultado até o fim.Ademir lutou até o fim. Foi o mais lucido jogador brasileiro, mas não conseguiu furar a defesa do Uruguai.
Suécia 3 x 1 Espanha, no Pacaembu, disputa do terceiro lugar.

Os fotografos tambem estavam com cara de quem comeu e não gostou

Terminado o jogo Danilo Alvim sai chorando do gramado, amparado pelo reporter esportivo Jaime Moreira Filho.


O goleiro Barbosa acusado de culpado pela derrota passou a vida toda dando explicação de como tomou o segundo gol. Disse que depois do jogo foipegar o onibus para ir pra casa, e quando chegou a sua rua ela estava deserta. Uma enorma mesa estava exposta com muita carne, maionese e outras comidas. Somente os cachorros lambiam os beiços. Quanto a Bigode outro escalado como culpado ele disse que foi orientado, a não dar botinada seu modo brusco de jogar.
José Carlos Bauer, foi considerado o maior jogador da Copa e lhe deram o apelido de “Monstro do Maracanã”. Mas ainda hoje, quando fala em futebol, sua memória procura lembranças mais amenas. Todas as outras lembranças, porém, estão bem vivas. Inclusive as daquele 16 de julho.- Perdemos o jogo, e até hoje uns acusam Bigode, outros acusam Barbosa. Ou mesmo Juvenal. Eles não tiveram culpa. Como perdemos endeusaram Obdulio Varela e os uruguaios. Mas eu posso garantir que eles entraram em campo apavorados. Dizem que o nosso time se acovardou – é mentira. Dizem que Obdulio deu um tapa no Bigode – é mentira. O Bigode deu, sim, uma entrada dura em Julio Perez, e o Obdulio passou a mão na cabeça dele e disse: “Que se passa. muchacho ?”. Posso garantir que, se Obdulio desse mesmo um tapa, o Bigode teria acabado com o jogo naquela hora, no braço. Na verdade, culpados foram todos: jogadores, dirigentes e imprensa.


Os uruguaios festejam timidamente o titulo mundial, eles tiveram muito respeito pela trajedia do futebol brasileiro, deixaram para estravasar o contentamento chegando em seu país.


Ghiggia, o nosso carrasco, exibe a camisa do cinquentenario do titulo de campeão do mundo.
EUA 1 x 0 INGLATERRA – Copa do mundo 1950.

País que criou o futebol, a Inglaterra defrontou a ex-colônia Estados Unidos na primeira fase da Copa do Mundo de 1950, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Favoritíssimos diante de uma nação em que a modalidade era pouco difundida, os ingleses perderam por 1 a 0 e protagonizaram uma das maiores zebras futebolísticas. A imprensa do país norte-americano classificou o resultado como “milagre”, enquanto na Grã-Bretanha chegou-se a pensar que o placar havia sido invertido e impresso incorretamente pelos jornais.





Autor do gol dos Estados Unidos na vitória contra a Inglaterra por 1x0, na copa do mundo de 1950.
que foi a maior zebra de todas as Copas até então,
Joe Gaetjens não era americano, mas haitiano. Imigrante, lavava pratos em Nova York. Morreu assassinado em seu país alguns anos depois, em 1964.
Ficha dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 1950 no Brasil

Primeira Fase:Brasil 4 x 0 México 24/junho/1950

Local: Maracanã (Rio de Janeiro)

Árbitro: George Reader (Inglaterra)

Gols: Ademir 32 do 1º tempo; Jair 11, Baltazar 17, Ademir 36 do 2º.

BRASIL: Barbosa; Augusto, Juvenal; Eli, Danilo, Bigode; Maneca, Ademir, Baltazar, Jair, Friaça.


MÉXICO: Carbajal; Zetter, Montemayor; Ruiz, Uchoa, Roca; Septien, Ortiz, Casarin, Perez, Velasquez. Brasil 2 x Suíça 2



28/junho/1950

Local: Pacaembu (São Paulo)

Árbitro: Ramón Azón (Espanha)

Gols: Alfredo II 2, Fatton 16, Baltazar 31 do 1º tempo; Fatton 43 do 2º.


BRASIL: Barbosa; Augusto, Juvenal; Bauer, Rui, Noronha; Alfredo II, Maneca, Baltazar, Ademir, Friaça.

SUÍÇA: Stuber; Neury, Bocquet; Lusenti, Egginemann, Quinche; Tamini, Bickel, Friedlander, Bader, Fatton. Brasil 2 x 0 Iugoslávia
1/julho/1950


Local: Maracanã (Rio de Janeiro)


Árbitro: Mervyn Griffiths (País de Gales)

Gols: Ademir 3 do 1º tempo; Zizinho 24 do 2º.


BRASIL: Barbosa; Augusto, Juvenal; Bauer, Danilo, Bigode; Maneca, Zizinho, Ademir, Jair, Chico.


IUGOSLÁVIA: Mrkusic; Horvath, Stankovic; Tchaikowsky I, Jovanovic, Djajic; Vukas, Mitic, Tomasevic, Bobek, Tchaikowsky II.Fase Final:
Brasil 7 x 1 Suécia 9/julho/1950Local:


Maracanã (Rio de Janeiro)Árbitro: Arthur Ellis (Inglaterra)

Gols: Ademir 6 e 36, Chico 39 do 1º tempo; Ademir 6 e 12, Andersson (pen.) 31, Maneca 40, Chico 43 do 2º.

BRASIL: Barbosa; Augusto, Juvenal; Bauer, Danilo, Bigode; Maneca, Zizinho, Ademir, Jair, Chico.

SUÉCIA: Svensson; Samuelsson, Erik Nilsson; Andersson, Nordahl, Gaerd; Sundqvist, Palmer, Jepsson, Skoglund, Stellan Nilsson.
Brasil 6 x 1 Espanha 13/julho/1950


Local: Maracanã (Rio de Janeiro)



Árbitro: Reg Leafe (Inglaterra)Gols: Ademir 13, Jair 18, Chico 31 do 1º tempo; Chico 11, Ademir 12, Zizinho 22, Igoa 26 do 2º.


BRASIL: Barbosa; Augusto, Juvenal; Bauer, Danilo, Bigode; Friaça, Zizinho, Ademir, Jair, Chico.

ESPANHA: Ramallets; Alonso, Gonzalvo II; Gonzalvo III, Parra, Puchades; Basora, Igoa, Zarra, Panizo, Gainza.
Brasil 1 x 2 Uruguai 16/julho/1950



Local: Maracanã (Rio de Janeiro)

Arbitro: George Reader (Inglaterra)Gol: Friaça 2, Schiaffino 26, Ghiggia 36 do 2º tempo.

BRASIL: Barbosa; Augusto, Juvenal; Bauer, Danilo, Bigode; Friaça, Zizinho, Ademir, Jair, Chico.

URUGUAI: Maspoli; Matias Gonzalez, Tejera; Gambetta, Obdulio Varela, Andrade; Ghiggia, Julio Perez, Miguez, Schiaffino, Moran.
A legião de fotografos com suas potentes e revolucionarias maquinas.
Na Copa do Mundo 1950, o Uruguai conquistou seu segundo campeonato mundial, derrotando na final de forma surpreendente o Brasil.


Já na fase final, o Uruguai começou empatando com a Espanha por 2x2, para em seguida vencer por 3x2 a Suécia e 2x1 o Brasil, e sagrar-se campeão do mundo.
Tabela e jogos da Copa do Mundo 1950
Eliminatórias: 34 seleçõesClassificados automaticamente: Itália (última campeã) e Brasil (país-sede)


Sede: Brasil...

Campeão: Uruguai - 2º título

Jogos: 22

Gols: 88 = Média de gols: 4,0

Público: 1.337.000 = Média de público: 60.773

Artilheiro: Ademir (Brasil) - 9 gols
O Brasil na Copa de 1950 no Brasil: vice-campeão = 6 jogos 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota 22 gols a favor e 6 gols sofridos saldo de gols +16.
Primeira fase:

Grupo 1 = Iugoslávia 3x0 Suíça = Iugoslávia 4x1 México =

Suíça 2x1 México = Brasil 4x0 México = Brasil 2x2 Suíça = Brasil 2x0 Iugoslávia
Grupo 2 = Espanha 3x1 EUA = Inglaterra 2x0 Chile = EUA 1x0 Inglaterra.

Espanha 2x0 Chile = Espanha 1x0 Inglaterra = Chile 5x2 EUA
Grupo 3 = Suécia 3x2 Itália = Suécia 2x2 Paraguai = Itália 2x0 Paraguai
Fase Final:Uruguai 2x2 Espanha = Brasil 7x1 Suécia = Uruguai 3x2 Suécia = Brasil 6x1 Espanha = Suécia 3x1 Espanha = Uruguai 2x1 Brasil




































Nenhum comentário: