terça-feira, 30 de março de 2010

COPA DO MUNDO 1970


























No dia 31 de agosto de 1969 o selecionado brasileiro jogava a sua ultima cartada para ir ao Mexico jogar a copa do mundo de 1970. Brasil x Paraguai chegavam em condições de vencer. Uma vitoria do Paraguai deixaria o Brasil fora da copa. Com um de Pele perante 186 mil torcedores o maior publico pagante do Maracanã, o Brasil venceu por 1 x0 O tecinico era João Saldanha, comentarista esportivo da TV Globo.Tostão abraça Pelé logo depois de ele marcar o gol davitoria.

O selecionado brasileiro vinha de um rotundo fracasso da copa de 1966 na Inglaterra. Erros de quatro anos antes foram corrigidos. Apenas 23 jogadores foram convocados (3 goleiros). João Saldanha quando convocou já disse que time seria o titular. A maioria era do Santos e Botafogo os melhores times da época. Graças ao sucesso na faze de classificação, João Saldanha (foto) deu a impressão que seria realmente o técnico até o final da copa. Porem se indispôs contra o presidente da republica Emílio Garrastazu Médici, que queria ver Dario como titular. Ele teria dito que o presidente mandava no Brasil, mas na seleção mandava ele.
A partir daí ele foi fazendo muita besteira. Como comentarista TV Globo. Ele dava primazia a sua emissora para as noticias referentes ao selecionado brasileiro. Os jogadores que ele não gostava ia, dispensando, e para tal desculpas esfarrapadas eram dadas. A noite a comissão técnica se reuniu e dispensou o jogador Toninho Guerreiro do São Paulo F C. Este levantou bem cedo e viu o repórter da radio bandeirantes Roberto Silva no hotel, e foi logo dizendo: - Roberto, você já esta sabendo da minha dispensa? Disseram que estou com problema no coração.
Roberto Silva, que tinha o apelido de olho vivo, ligou rapidamente para São Paulo informando, e a radio bandeirantes deu o maior furo de reportagem daquela copa. Quando Saldanha soube ficou fulo da vida, esbravejou, pois aquele furo era para a Globo. A tarde no treino da seleção quando Roberto Silva chegou Saldanha foi ao seu encontro, depois de falar um monte de palavrões teve com a intenção de agredi-lo. Só não o fez porque foi contido por quem estava por perto.



Para tumultuar ainda mais o ambiente, veio à tona toda a polêmica envolvendo o artilheiro Dario, jogador que encantava o próprio presidente Médici, que, aliás, na sua paixão pelo futebol, também admirava o esquema de jogo do técnico João Saldanha e os resultados obtidos nas eliminatórias.
Dizia-se que o presidente queria ver o jogador na Seleção. Mas com o time em desacerto, tudo era motivo para o questionamento, levando Saldanha a retrucar as opiniões que os repórteres diziam ser do presidente com a mais célebre de suas tiradas: "Pois olha: o presidente escala o ministério dele que eu escalo o meu time". Não se sabe ao certo se Médici estava tão empenhado na escalação de um jogador específico.



Certo sim é que a figura de Saldanha era considerada muito inconveniente pelo seu destempero e por sua propalada independência política. Temia-se que o treinador chegasse ao México com uma lista de presos políticos no bolso, e, em entrevista coletiva, diante de microfones e câmeras do mundo todo, denunciasse o desrespeito aos direitos humanos que vinha ocorrendo no Brasil. Alguns dias depois a comissão técnica foi "dissolvida" e Mário Jorge Lobo Zagallo que treinava o Botafogo do Rio, foi apresentado como sucessor de Saldanha.




A receptividade dos Mexicanos, para com o selecionado brasileiro foi magnífica. Depois que e seleção anfitriã foi desclassificada a torcida foi toda a favor do Brasil.


















O planejamento da seleção de 1970 foi das melhores. Sabendo da altitude da cidade do México o selecionado foi levado para lá 30 dias antes e fez os treinos na cidade de Irapuato bem mais alto que a cidade do México. Era a seleção mais bem preparada do campeonato. Isso fez a diferença no final contra a Itália, que tinha vindo de uma classificação sofrida contra a Alemanha, numa prorrogação.











































Jogador de futebol na concentração, quando não joga bilhar. Joga baralho, Carlos Alberto, Gerson, Clodoaldo, Falix, Leão e Piazza, estão atentos na caxeta.

















Logo de inicio contra a Tchecoslovaquia, Jairzinho mostro a que veio marcou dois gols e passou a ser o furacão da copa





















Contra a Inglaterra Jairzinho fez o diabo em campo. Foi inclusive quem marcou o gol brasileiro, na magra e dura vitoria de 1 x 0.
Foi o jogo mais dificil do Brasil, com o sol do meio dia, queimando a cabeça de todos.

Aqui foi Rivelino quem partiu pra cima dos ingleses.
































Depois de vinte anos o Brasil se encontrava com o Uruguai numa copa do mundo. Os uruguaios falavam e maracanasso, e que os brasileiros iam tremer. Mas com uma raça incomum o Brasil jogou talvez a sua melhor partida. Vencia por 2 x 1. E quando os uruguaios foram com tudo pra cima do time brasileiro felix se incumbiu de fazer a sua parte. No contra ataque a bola foi a Pelé, que vendo Rivelino chegando simplesmente rolou a bola para um chute forte contra o gol defendido por Mazurkievisk, marcado o terceiro gol brasileiro.







Na foto ao lado, Pelo deu um drible de corpo no goleiro uruguaio,mas infelizmente a bola resolveu não entrar.












O nó de vinte anos tinha saído da garganta de quem estava com ele desde 1950.

















































































Carlos Alberto Torres, imita Belini e Mauro levantando o caneco que seria nosso para sempre não fosse o roubo dela em 1983.



Quem sabe temos um pedacinho dela em nosso corpo, numa corrente, medalha, aliança ou anel.











A primeira transmissão da copa do mundo pela TV, para a Europa foi em 1954, quando ele foi disputada na Suiça. Já na copa de 1958 na Suécia, ela foi transmitida em cores. No Brasil ela foi transmitido pela primeira ves na copa de 1970 em preto e branco, somente no predio da embratel tinha uma TV era em cores. Era o embrião da nossa TV em cores inaugurada em Março de 1972. Já em 1974 os brasileiros viram a transmissão da copa da Alemanha em cores.

















































Nenhum comentário: