quinta-feira, 4 de março de 2010

COPA DO MUNDO 1954










































Pela primeira vez uma Copa teve cobertura pela televisão, e moedas comemorativas foram cunhadas por causa do evento. A partir dessa Copa, o Brasil passsou a usar o uniforme com a camisa amarela e o calção azul. Depois da derrota no Mundial de 1950, o uniforme antigo (camisa branca e calção azul usado desde 1919) foi considerado uma das fontes de azar. Em 1953, o professor e jornalista gaúcho Aldyr Garcia Schlee venceu outros treze candidatos no concurso para escolha do novo uniforme. Como vencedor recebeu uma cadeira cativa no Maracanã, um estágio como desenhista no extinto jornal Correio da Manhã e uma soma em dinheiro.
Foi um mundial dominado amplamente pela fantástica equipe húngara, campeã olímpica de 52, composta de super craques como
Ferenc Puskás, Nándor Hidegkuti, József Zakariás, Sándor Kocsis, Zoltán Czibor, dentre outros. Mas existiam outras seleções fortes como o Uruguai bicampeão mundial, o Brasil (que tentava se recompor de 50 com Didi e Julinho Botelho), a Alemanha Ocidental (com Fritz Walter e Helmut Rahn).
A Copa de 54 foi disputada na Suíça e foi a primeira em solo europeu depois da 2ª Guerra. A escolha da sede levou em conta justamente a neutralidade da Suíça durante o conflito. Apesar do sucesso do certame cabe uma crítica à fórmula da copa, bastante confusa. Cada grupo tinha dois cabeças de chave que não se enfrentavam, assim como as duas equipes restantes que não se enfrentavam. Assim ao invés de 3 jogos cada, no sistema todos contra todos, relizaram-se apenas 2 jogos por equipe. Os cabeças de chave foram baseados nos rankings da FIFA à época e eram os seguintes:


Grupo 1: Brasil e França - Iugolavia-Mexico
Grupo 2:
Hungria e Turquia -Alemanha Ocidental e Coreia do Sul
Grupo 3:
Áustria e Uruguai - Thecoslováquia e Escocia


Grupo 4: Inglaterra e Itália - Suiça e Belgica



Com esse gol de Baltazar nas eliminatorias para a copa de 1954 contra o Chile, o Brasil se classificou para disputar a copa da Suiça.


.........................................Este foi o time que iniciou o torneio. Djalma Santos, Brandãozinho, Nilton Santos, Pinheiro,..................................


.........................................Mario Americo(massagista), Castilho, Bauer. Julinho, Didi, Baltazar, Pinga e Rodrigues........................................


Primeiro jogo do Brasil na copa de 1954, foi contra o Mexico no dia 16 de junho de1954 . Bauer o capitão do selecionado brasileiro troca flamula com o capitão Mexicano. Sob as vistas do arbitro Wyssling (Suíça) e dos seus auxiliares. Momentos antes de tirar o toss, (cara ou coroa) para a escolha dos lados que iriam jogar. O Brasil venceu por 5 x 0, com gols de Baltazar aos 23', Didi 30', Pinga 34', Pinga 43' Julinho 44.
Pinga disputa uma bola com um mexicano. Ele foi o autor de dois dos cinco gols brasileiros
Didi, disputa a bola com dois Iugoslavos. Era um jogo das oitavas de final, realizado no dia 19 de junho. ........................................Castilho goleiro do Brasil defende no jogo contra a Hungria...............................






22 junho de 1954 - Brasil 2 x 4 Hungria

Aqui no Brasil eram 13 horas e na Suíça 17. Estava começando o jogo mais esperado da copa do mundo daquele ano. Quando o jogo estava com sete minutos, a Hungria já vencia por 2x0.


Koccis, Hidegkutie Csibor faziam misérias na área do Brasil dando muito trabalho ao goleiro Castilho. Mas os brasileiros não se intimidaram e foram pra cima deles. Muitos lances de gols passaram a surgir dos dois lados. Já no final do primeiro tempo o arbitro apitou um pênalti a favor do Brasil e Djalma Santos diminuiu.


No segundo tempo aos 15 minutos Csibor chutou uma bola de fora da grande área e Pinheiro escorou a bola dentro da pequena área e o juiz deu pênalti contra o Brasil. O zagueiro húngaro Lantom bate e faz Hungria 3x1. Mas os brasileiros não esmorecem, e num chute cruzado de fora da área Julinho marca o segundo gol do Brasil, que vai com tudo em cima dos Hungaros. Quando o Brasil mais forçava o jogo levando muito perigo ao gol da Hungria, eis que houve um choque normal entre Nilton Santos e Bossik, tendo o jogador Húngaro agredido o brasileiro que recuava para não revidar, o arbitro expulsa os dois.


Mesmo com um a menos o Brasil era todo ataque. Porem Humberto Tozzi derrubado por um adversário perde a cabeça agredindo-o, acaba sendo expulso também. Ai aos 40 minutos a Hungria sela o placar marcando um gol que ficou na garganta de muita gente por estar supostamente impedido o atacante Húngaro.


Ao final da partida um membro da delegação brasileira. Dizem que foi um jornalista desferiu um ponta pé no arbitro Artur Eliz, da Inglaterra. O principal jogador da Hungria, Puskas não jogou por estar machucado, mas foi o pivô de uma pancadaria quando os brasileiros estavam a caminho dos vestiários. O zagueiro Pinheiro levou uma garrafada na cabeça e saiu sangrando.


Era na verdade um litro de leite que estava quebrado atingindo o brasileiro que teve um corte no supercilio. Varias pessoas saíram feridas. O vice ministro de esportes da Hungria saiu bastante ferido.


O mesmo aconteceu com outro membro da delegação húngara.


O atacante Maurinho um dos destaques do time brasileiro ao lado de Julinho reclamou que quando foi cumprimentar um jogador Húngaro levou uma cusparada na cara por ser negro.


Como não havia televisamento, dos jogos, e as imagens que vinham ao Brasil poucas e precárias não se tinha muita idéia do que realmente acontecia. Todos nos acreditávamos que o Brasil tinha sido roubado pelo arbitro inglês Artur Ellis. Pelo menos era o que diziam os jornalistas e radialistas esportivos. Na verdade o Brasil tomou um passeio e foi goleado. Todos os gols foram legais depois que os teipes vieram muitos anos depois. Na foto um jornalista brasileiro vai agredir o arbitro e quase não foi contido pela policia. Aparecem na foto Bauer e Pinheiro.





















RESUMO FINAL.
BRASIL: Castilho, Djalma Santos, Pinheiro, Bauer, Brandãozinho e Nilton Santos.
Julinho, Humberto, Indio, Didi e Maurinho.
HUNGRIA: Grocics, Buzanski, Lantos, Bozisik, Lorant, Zacarias, toti ii, Kocsis, Hidekuti, Czibor e Toti ii.



Mario Vianna, na época, comentarista de arbitragem, criticou Mister Ellis, arrancou do paletó o escudo de arbitro da FIFA e o queimou ali mesmo, entre tímidos aplausos. Com esse episódio patetico, terminava o ultimo capitulo do Brasil na copa do mundo de 1954.


Este o time brasileiro que jogou contra a Hungria. Da esquerda para a direita. Indio(flamengo), Didi,(Fluminense) Humberto (palmeiras), Maurinho(são paulo), Djalma Santos(portuguesa), Brandãozinho(portuguesa), Nilton Santos (botafogo),Pinheiro(fluminense) Julinho (portuguesa), Castilho(fluninense), Bauer (são paulo), Massagista Mário Americo.



O time da Hungria sensação da Copa de 1954. goleava seus adversarios, mas foi surpreendido na final pela Alemanha. Na faze de classificação os Hungaros golearam os Alemães por 8 x 3. Depois de eliminar o Brasil a Hungria, eliminou a forte equipe do Uruguai, até então o campeão mundial de 1950, e defendia seu titulo na Suiça. Depois de um empate de 2 x 2 no tempo regulamentar, a Humgria, marcou dois gols na prorrogação, aumentando o placar para 4 x 2. A Hungria já era tido por todos como favorito ao titulo. Na foto abaixo o gol que levou a Hungria a final. O time da Alemanha que surpreendeu o mundo derrotando a Hungria, por 3 x 2, virando o placar contrario de 2 x 0. Na fase de classificação, a Alemanha estava na mesma chave dos Hungaros, e perdeu para a propria Hungria por 8 x 3




Frits Walter, capitão do time da Alemanha segura a taça Julys Rimet. Ele foi paraquedista na equipe de Adolfo Hitler, durante a segunda guerra.
Tabela e jogos da Copa do Mundo 1954
Primeira fase:




Grupo 1 - 1o Brasil, 2o Iugoslávia, 3o França, 4o México.


Grupo 2 - 1o Hungria, 2o Alemanha Ocidental, 3o Turquia, 4o Coréia do Sul.


Grupo 3 - 1o Uruguai, 2o Áustria, 3o Tchecoslováquia, 4o Escócia.


Grupo 4 - 1o Inglaterra, 2o Suíça, 3o Itália, 4o Bélgica.
Quartas-de-final:Alemanha Ocidental 2x0 Iugoslávia = Áustria 7x5 Suíça =


Uruguai 4x2 Inglaterra = Hungria 4x2 Brasil
Semi-finais:Hungria 4x2 Uruguai = Alemanha Ocidental 6x1 Áustria
3o Lugar = Áustria 3x1 Uruguai
Final: Alemanha Ocidental 3x2 Hungria


Kocsis da Hungria, foi o artilheiro da copa com 11 Gols, Até então o que marcou o maior numero de gols numa copa do mundo.
Eliminatórias: 39 seleçõesClassificados automaticamente: Uruguai (último campeão) e Suíça (país-sede)




















Nenhum comentário: