sexta-feira, 5 de março de 2010

COPA DO MUNDO DE 1962






















O Brasil foi a Copa do Chile praticamente com o mesmo time de 1958, Com Pelé se machucando no segundo jogo, e ficando de fora o restante da copa, Garrincha tomou conta do time e fez de tudo, Gol de cabeça, de falta, e ainda teve Amarildo que substituiu Pelé a altura. Foi uma copa reltivamente facil para o Brasil.






























O time do Chile que teve sua melhor classificação em copas do mundo, e terceiro lugar, vencendo a Iugoslavia por 1 x o, na disputa pela terceira colocação.








Os jogadores brasileiros chegando na concetração das Paineiras, no Rio de Janeiro, ali era o local preferido dos dirigentes da CBD, até o final dos anos 1960.
















Brasil x Tchecoslovachia, segundo jogo do Brasil na copa ainda pela faze de classificação. O resultado foi 0 x 0. A foto mostra o ultimo chute de Pelé, naquela copa. Uma distenção na virilha o tirou da copa do mundo de 1962. Sendo substituido por Amarildo.







Brasil 2 x 1 Espanha, jogo realizado em 8 de junho 1962. Zozimo lança Garrincha, sob os olhares de Didi.




























Gol do Chile. Cobrança de Touro meia direita Chileno botando a bola no angulo de Gilmar. Antes do jogo com o Brasil, pelas semi finais da copa de 1962, era comum ouvir um Chileno dizer:"almoçamos macarrão com queijo suiço, e vodka. Agora queremos café de sobremesa", uma ves que o Chile havia vencido a Italia, Suiça, e União Sovietica.




No final, fomos nos que saboreamos um bom vinho chileno!



















Brasil x Tchecoslovachia, Vává cabeceia e a bola vai na trave.


Vavá o centro avante da seleção, estava sempre na disputando com os zagueiros e goleiros. Sempre bem posicionado na area ele marcava os gols importantes para o Brasil tanto em 1958 e 62. Na final contra contra a Tchecoslovachia numa bobeada do goleiro Tcheco largando a bola, lá estava Vavá. botanto a bola na rede.















O jogo estava 1 x 1 , Amarildo centrou da ponta esquerda, e Zito cumprimentou de cabeça



A bola ja esta na rede para o olhar incredulo do goleiro. Um zagueiro já sentando na grama em cima da linha de fundo.











Zito está gritando gol e saindo para o abraço. Estava aberto o caminho da vitoria que seria complementado com um gol de Vavá, se aproveitando de uma bola largada pelo goleiro.






























O presidente João Goulart recebe os jogadores campeões. Na foto cumprimenta Garrincha, com o goleiro reserva Castilho atras. Os jogadores receberam um carro cada. O roupeiro do selecionado disse que ia vender o carro para dar de entrada numa casa. Ao ouviu isso Pelé o chamou de lado perguntou o quento faltaria. Fes um cheque complementando o valor da casa. Pediu a ele para não falar nada a ninguem, mas a emoção foi tanta que ele acabou deixando escapar e caiu na boca da imprensa.











Na copa de 1962, começou o idilio entre Garrincha e Elza Soares. Elza a grande sambista estava no auge da sua carreira. Convidada, foi fazer um show na concentração dos brasileiros. Foi então que Mané Garrincha se encantou por ela. Dai pra frente abandonou sua esposa Nair e suas oito filhas, juntando se a Elza. Foi um momento em que Garrincha chegou a ser odiado por todos. Elza tambem sofreu muito com a exploração em torno do caso.


































Semifinal: 13/junho/1962 = Brasil 4 x 2 Chile

Local: Estádio Nacional (Santiago)

Árbitro: Arturo Yamazaki.

Gols: Garrincha 9 e 32, Toro 41 do 1º tempo; Vavá 3, e 32 e Leonel Sánchez (pen.) aos16. BRASIL: Gilmar; Djalma Santos, Mauro, Zózimo, Nílton Santos; Zito, Didi; Garrincha, Vavá, Amarildo, Zagalo.

CHILE: Escutti; Eyzaguirre, Contreras, Raul Sánchez, Rojas; Rodrigues, Tobar; Ramírez, Toro, Landa, Leonel Sánchez.
Final: 17/junho/1962 - Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia Local:

Estádio Nacional (Santiago)Árbitro: Nicolai Latishev (URSS)

Gols: Masopust 15, Amarildo 16 do 1º tempo; Zito 24, Vavá 33 do 2º.

BRASIL: Gilmar; Djalma Santos, Mauro, Zózimo, Nílton Santos; Zito, Didi; Garrincha, Vavá, Amarildo, Zagalo.

TCHECOSLOVÁQUIA: Schroiff; Tichy, Pluskal, Popluhar, Novak; Masopust, Scherer; Pospichal, Kadraba, Kvasnak, Jelinek.

Eliminatórias: 56 seleções.

Classificados automaticamente: Brasil (último campeão) e Chile (país-sede)

Sede: Chile

Campeão: Brasil - 2º título

Jogos: 32 =Gols: 89 =Média de gols: 2,78

Público: 776.000 =Média de público: 24.250

Artilheiro: Drazen Jerkovic (Iugoslávia) - 5 gols

O Brasil na Copa de 1962 no Chile: campeão 6 jogos 5 vitórias e 1 empate 14 gols a favor e 5 gols sofridos saldo de gols +9.
Primeira fase:Grupo 1 - 1o URSS, 2o Iugoslávia, 3o Uruguai, 4o Colômbia.Grupo 2 - 1o Alemanha Ocidental, 2o Chile, 3o Itália, 4o Suíça.Grupo 3 - 1o Brasil, 2o Tchecoslováquia, 3o Espanha, 4o México.Grupo 4 - 1o Hungria, 2o Inglaterra, 3o Argentina, 4o Bulgária.
Quartas-de-final:Chile 2x1 URSSIugoslávia 1x0 Alemanha OcidentalTchecoslováquia 1x0 HungriaBrasil 3x1 Inglaterra

Semi-finais:Tchecoslováquia 3x1 Iugoslávia = Brasil 4x2 Chile
3o Lugar = Chile 1x0 Iugoslávia
Final:Brasil 3x1 Tchecoslováquia
Curiosidades da Copa do Mundo 1962
Antes de disputar a semi-final contra o Chile os brasileiros tomaram todas as providências de segurança, as quais incluíam preparar a própria comida com medo de sabotagem na alimentação do hotel. Coube ao dentista da equipe brasileira, Mário Trigo, comprar todos os ingredientes para preparar os sanduíches que alimentaram os brasileiros.
As Copas atravessaram as transformações políticas e culturais dos anos 60. O mundo vivia a divisão dos mega-blocos, Guerra Fria e do Vietnã, revoluções culturais, países latino-americanos sob a tutela dos regimes militares em nome da democracia.
No Chile em 1962, o Brasil conquistava o bi ao vencer os tcheco-eslovacos na final. A estrela de Pelé não brilhou, machucado no primeiro jogo, mas o Brasil contou com Didi, Djalma e Nilton Santos, Vavá, Zito e Garrincha, um dos artilheiros da competição e melhor jogador da Copa. Recusado por vários clubes até ser aceito e brilhar no Botafogo e na seleção. Com Garrincha, o time canarinho só perdeu uma vez em 60 jogos.



Com Garrincha e Pelé, o Brasil não perdeu nenhum jogo.
Em 1962, Garrincha, craque da Copa, foi absolvido de uma expulsão e participar da final.








































































































































































































































































Nenhum comentário: