
Depois da Olimpíada de 1928, com divergência quanto à condição de amadores dos jogadores e sabendo que o futebol não faria parte dos Jogos Olímpicos de 1932, a FIFA decidiu realizar sua própria competição internacional de futebol.
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA - Federation International Football Association.
O país escolhido para receber a Copa do Mundo 1930 foi o bicampeão olímpico Uruguai, que celebraria também o centenário de sua independência. A longa viagem transatlântica assustou os Europeus, que foram representados por apenas 4 seleções: Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia. No total apenas 13 países participaram da Copa do Mundo 1930
A famosa bola de capotão, foi com ela que a copa de 1930, foi disputa
Uruguai, anfitrião e já bicampeão da competição de futebol das olimpíadas, a disputa mais importante da época, sagrando-se o primeiro campeão da Copa do Mundo, vencendo o Peru (1x0) e Romênia (4x0) na primeira fase, Iugoslávia na semifinal (6x1), e os argentinos, em um jogo final violento, por 4x2. 
..................................................Argentina 6 x 1 Estados Unidos, eis um dos gols portenhos...............................................

A seleção Brasil teve uma participação modesta na Copa do Mundo de 1930, foi eliminado na primeira fase com 1 vitória e 1 derrota. A seleção brasileira, desfalcada dos jogadores de clubes paulistas com exceção de Araken do Santos, perdeu na estréia por 2x1 para a Iugoslávia e venceu a Bolívia por 4x0.


..........................................1934 ..............................................................................
A Itália sagrou-se campeã da Copa do Mundo 1934 passando pelos EUA (7x1), Espanha (1x1 e 1x0), Áustria (1x0), e venceram a final contra a Tchecoslováquia por 2x1. A seleção italiana tinha a participação de jogadores estrangeiros chamados de "oriundi", como os argentinos Monti, Gauita e Orsi.
Já em 1934, a estréia brasileira na 2º Copa do Mundo não foi apenas uma estréia, mas também uma despedida: Espanha 3 x Brasil 1, a 25 de maio, em Genova. Com esse resultado, nossa seleção foi sumariamente eliminada, não, chegando, portanto as quartas de final. Os espanhóis tinham uma equipe respeitável e um goleiro, Ricardo Zamora, cujas façanhas confundiam-se com a lenda. Contam que, disfarçado, Zamora assistiu o treino dos brasileiros, vendo como Waldemar de Brito cobrava pênaltis. No jogo, não deu outra coisa: Valdemar bateu e Zamora defendeu. Fora isso, nossa seleção improvisada (era a época da cisão profissionalista) não foi alem do gol marcado por Leônidas. Eis o time brasileiro. Pedrosa, Silvio Hoffman e Luiz Luz, Tinoco, Martin e Canale: Luizinho, Valdemar, Armandinho, Leônidas e Patesko.
Tabela e jogos da Copa do Mundo 1934Primeira fase:Tchecoslováquia 2x1 RomêniaItália 7x1 EUAAlemanha 5x2 BélgicaÁustria 3x2 FrançaEspanha 3x1 BrasilSuíça 3x2 ArgentinaHungria 4x2 Egito
Quartas-de-final: Alemanha 2x1 Suécia -
Semi-finais:Tchecoslováquia 3x1 Alemanha.
Itália 1x0 Áustria
disputa 3o lugar: Alemanha 3x2 Áustria
Final: Itália 2x1 Tchecoslováquia
Eliminatórias: 34 seleções Classificados automaticamente: nenhum.
Sede: Itália - Campeão: Itália - 1º título -
Jogos: 17Gols: 70 Média de gols: 4,12Público: 395.000 - Média de público: 23.235
Artilheiros: Edmund Conen (Alemanha), Oldrich Nejedly (Tchecoslováquia) e Angelo Schiavio (Itália) - 4 gols
O Brasil na Copa de 1934 na Itália: Eliminado na Primeira Fase - 14º lugar -1 jogo 1 derrota 1 gol a favor e 3 gols sofridos saldo de gols -1.
Curiosidades:
Entre os "oriundi" (jogadores estrangeiros) da seleção italiana estava Amphilóquio Marques, o Filó, ex-jogador do Corinthians. Apesar de ser reserva, e não ter jogado nenhuma partida, Filó pode ser considerado o primeiro brasileiro vencedor de uma Copa do Mundo..
A CDB (atual CBF) com sede no Rio brigou com a Liga Paulista, que não liberou seus jogadores para a Copa. A derrota "carioca" na Copa de 1934 levou uma multidão a comemorar em frente aos jornais paulistas.
.........................................1938...............................................
O Mundial-1938 apresentou uma inovação no regulamento: o atual campeão (Itália) e o país sede (França) tinham classificação automática para a competição, sem a necessidade de participar das eliminatórias continentais. O torneio acabou contando com a presença de apenas 15 seleções, pois a Áustria, que estava classificada, havia sido anexada pela Alemanha de Adolf Hitler.Disputada no mesmo sistema de 1934 (jogos eliminatórios), a Copa-1938 viu as quatro seleções de melhor ataque alcançarem as semifinais --Hungria, Itália, Suécia e Brasil. Enquanto os italianos superaram o Brasil por 2 a 1, os húngaros não tiveram problema para golear os suecos por 5 a 1. As duas seleções chegaram à final ostentando três vitórias em três jogos.Os italianos, que eram os atuais campeões mundiais e olímpicos, acabaram vencendo a Hungria por 4 a 2 e levantaram o bicampeonato. Os únicos titulares remanescentes do time campeão de 1934 eram o meia Giuseppe Meazza e o atacante Giovanni Ferrari. Guido Masetti e Eraldo Monzegli também fizeram parte dos grupos campeões nas duas Copas.



O Brasil levou 22 jogadores
Chefe da delegação: José Maria Castello Branco.
...................................... Seleção Brasileira da Copa do mundo de 1938.........................................
Delegação Brasileira: Afonsinho, Argemiro,Batatais, Brandão, Britto, Domingos da Guia, Hércules, Jau, Leônidas, Lopes, Luisinho, Machado, Martim, Nariz, Niginho, Patesko, Perácio, Roberto, Romeu, Tim, Walter, Zezé Procópio, Técnico Adhemar Pimenta
Tabela e jogos da Copa do Mundo 1938
Primeira fase:Suíça 1x1 Alemanha, Suíça 4x2 Alemanha = Cuba 3x3 Romênia, Cuba 2x1 Romênia=Hungria 6x0 Índias Holandesas = Itália 2x1 Noruega=França 3x1 Bélgica - Tchecoslováquia 3x0 Holanda = Brasil 6x4 Polônia
Quartas-de-final:Suécia 8x0 CubaHungria 2x0 SuíçaItália 3x1 FrançaBrasil 1x1 Tchecoslováquia, Brasil 2x1 Tchecoslováquia
Semi-finais:Hungria 5x1 SuéciaItália 2x1 Brasil
3o lugar:Brasil 4x2 Suécia
Final:Itália 4x2 Hungria
Eliminatórias: 36 seleçõesClassificados automaticamente: Itália (última campeã) e França (país-sede)Sede: FrançaCampeão: Itália - 2º títuloJogos: 18Gols: 84Média de gols: 4,67Público: 483.000Média de público: 26.833Artilheiro: Leônidas da Silva (Brasil) - 8 gols
O Brasil na Copa de 1938 na França: 3º lugar5 jogos 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota 14 gols a favor e 11 gols sofridos saldo de gols +3.
Curiosidades:
A Copa do Mundo 1938 foi a primeira na qual o país anfitrião (França) e o defensor do título (Itália) se qualificaram automaticamente. Aos defensores do título foi dada qualificação automática até a Copa do Mundo de 2006, quando isso foi abolido.
A partir da Copa de 1938 foram necessárias eliminatórias para a fase final devido ao interesse massivo dos países. Para a Copa da França 36 países disputaram as 16 vagas da competição.
Em 1938, a Áustria, que tinha seu melhor time em anos, foi anexada à Alemanha nazista. Mesmo com os jogadores cedidos, os alemães foram eliminados na primeira fase para a Suíça. O judeu Mathias Sindelar, um dos craques da extinta seleção austríaca, se recusou a defender uma seleção anti-semita. Sindelar cometeu suicídio após a Copa do Mundo.
Classificação1º Itália2º Hungria3º Brasil4º Suécia .
Artilheiros = 8 gols - Leônidas da Silva Foto = (BRA/atacante) Gyula Zsengellér (HUN/atacante) =6 gols Silvio Piola (ITA/atacante) 5 gols
Depois dos fracassos em 1930 e 1934, o Brasil realmente apresentou uma seleção capaz de ganhar o título. Na estréia, venceu a Polônia na prorrogação por 6 a 5 após empate em 4 a 4 no tempo normal. Na fase seguinte, a equipe empatou em 1 a 1 com a Tchecoslováquia. Com isso, foi realizada uma partida desempate, e os brasileiros venceram por 2 a 1. Na semifinal, perderam para a Itália por 2 a 1.
Leônidas da Silva foi o grande nome da Copa. Pela primeira vez, um brasileiro foi o artilheiro do Mundial. Logo na estréia, fez três gols na vitória por 6 a 5 contra a Polônia. Nas quartas, o Brasil precisou de dois jogos para vencer a Tchecoslováquia: 1 a 1 no primeiro e 2 a 1 no desempate, com gols de Leônidas nas duas partidas. Nas semifinais, contra a Itália, Leônidas acabou não jogando. Mas, na disputa do terceiro lugar, fez dois na vitória por 4 a 2 sobre a Suécia.
Influenciado pelo regime fascista, o jornal "La Gazzetta dello Sport" comemorou com o seguinte texto a vitória de sua seleção sobre o Brasil por 2 a 1, nas semifinais: "Saudamos o triunfo da inteligência italiana sobre a força bruta".camisa+amarela.bmp)

Nenhum comentário:
Postar um comentário