


O novo mandatário entregou o futebol nas mãos do empresário de comunicação Paulo Machado Carvalho, dando a ele carta branca para trabalhar. Foi feito uma comissão de jornalistas para a escolha da comissão técnica. Essa comissão era composta de cronistas esportivos. Ari Silva, Paulo Planet, Buarque, Flavio Hesite e Alvaro Paes Leme. E a comissão técnica escolhida por eles foi essa: Paulo Machado Carvalho (chefe da delegação) Vicente Feola (técnico) Hilton Gosling (medico) Mario Américo (massagista) Paulo Amaral (preparador físico) Mario trigo (dentista) João Carvalhais (psicólogo). Os jogadores estavam convocados. E o chefe da delegação queria que, alem de jogadores, eles fossem homens de caráter o que faltou em outras convocações. Gilmar – Castilho- De Sordi – Djalma Santos – Bellini – Mauro – Orlando – Zozimo – Nilton Santos – Oreco – Joél – Garrincha – Moacir – Didi – Mazzola – Vavá. Dida – Pelé – Pepe – Zagallo. A seleção fez vários jogos amistosos, e não mostrava coisa boa o que era motivo de muitas criticas. O locutor esportivo Wilson Brasil pedia Luizinho do Corinthians na seleção. Batia na mesma tecla todos os dias no seu programa esportivo Bate Bola da radio nacional. O comentarista esportivo Geraldo Bretas da radio Tupi, era o mais zangado dos críticos falando muito mal do técnico Feola dizendo que ele nunca foi técnico. Outro comentarista que não gostava do técnico era Mario Moraes da radio bandeirantes, achava que Feola estava mais para vendedor de pipoca do que para técnico de futebol.
O ultimo jogo amistoso da seleção foi no Pacaembu contra o Paraguai, onde o placar não passou de um 0 x0. Ao termina da partida uma estrepitosa vais veio do publico que lotou o estádio. Para dar adeus aos preparativos no Brasil teve um jogo treino contra o Corinthians, em que orlando Peçanha centro médio disse que se Luizinho viesse com graça pra cima dele ia parar no alambrado. Resultado 5 x 0 para a seleção e o goleiro corintiano Aldo defendeu uma penalidade chutado por Didi.
Na Europa dois amistosos, Contra a Fiorentina de Julio Botelho(Julinho) vitoria de 4 x 1 e outro jogo contra o Milan com outra vitoria brasileira. depois vieram os jogos pela copa 3 x 0 contra a Áustria, 0 x 0 contra a Inglaterra, 2 x0 contra a URSS, 1 x 0 contra o Pais de Gales, 5x2 contra a França e novamente 5 x 2 contra a Suécia.
Finalmente campeão mundial de futebol. Agora sim o Brasil era o melhor futebol do mundo. Tão decantado em 1950.
...................................A delegação do brasil em frente ao hotel Hindas, local da concentração..............................






Belini nosso capitão cumprimenta o capitão do time Inglês. Foi o segundo jogo, da seleção canarinho que não passou de um 0 a 0 com a Inglaterra. Foi o jogo mais dificil, o unico que o ataque brasileiro não conseguiu marcar. Nesse jogo Dida que foi como titular, sentiu bastante a responsabilidade e foi susbistituido por Vavá que formou a dupla de ataque com Mazzola. Depois, desse jogo, Dino, Joél e Dida deixaram o time e outros três jogadores ganharam a posição. Zito, Garrincha e Pelé e com essa formação o Brasil foi até o ultimo jogo.



. ..................................Vava abraça Pelé depois do segundo gol do Brasil contra a Suécia....................................




...................................................................Belini, Feola e Gilmar........................................................................



...............................................Esta era a bola do campeonato mundial de 1958....................................................




Chegada dos jogadores no dia 4 de julho, Como mostra a primeira pagina de A Gazeta Esportiva, daquele dia festivo declarado feriado na parte da tarde para que todos pudessem saudar os grandes campeões. Os nossos craques desfilaram em carros do corpo de bombeiros do Aeroporto de Congonhas até o centro da cidade e depois ao Pacaembu.

A Taça do Mundo é Nossa
(Composição: Maugeri, Müller, Sobrinho e Dagô)
A taça do mundo é nossa / Com brasileiro não há quem possa / Êh eta esquadrão de ouro / É bom no samba, é bom no couro / A taça do mundo é nossa / Com brasileiro não há quem possa / Êh eta esquadrão de ouro / É bom no samba, é bom no couro / O brasileiro lá no estrangeiro / Mostrou o futebol como é que é/ Ganhou a taça do mundo / Sambando com a bola no pé / Goool!
Nenhum comentário:
Postar um comentário