sábado, 28 de agosto de 2010

Eder Jofre

EDER JOFRE.

Nos anos 1950 as noitadas de Box eram na sexta feira. O ginásio do Pacaembu viu grandes lutas em que se destacava Paulo de Jesus como uma das boas esperanças de campeão. Porem um Argentino acabou com essa esperança ganhando por nocaute. Veio a revanche e outra vitoria do Argentino. Depois Paulo de Jesus passou a ser um lutador de jornadas normais e derrotou Milton rosa por nocaute , numa luta em que Milton Rosa ficou com parte do corpo paralisado, Tinha também Paulo Sacoman, Pedro Galasso que chegou ao titulo Sul Americano.
Em 1957 despontou um jovem lutador filho de um técnico já famoso Kid Jofre, Era Eder Jofre que como amador teve um grande adversário um Argentino Ernesto Miranda numa luta que teve gente que chegou a dizer que o Argentino havia ganhado e ouve patriotada com os juízes dando empate.
Os dois se tornaram profissionais e a primeira luta como profissional Eder venceu por pontos numa luta muito contestada pelos Argentinos. Ai as lutas já eram no ginásio do Ibirapuera inaugurado em 25 de janeiro de 1957. Teve a revanche também no Ibirapuera, e nessa luta eu estava próximo ao corner de onde ficava um dos lutadores.
Quando veio a noticia de que alguém do staff do lutador Argentino jogou um envelope com o corpo de uma moça nua com o rosto da Cidinha noiva de Eder. Quando a luta começou Eder foi com tudo pra cima do Argentino, que não agüentou dois assaltos. Uma saraivada de golpes no fígado e baço. Fez o Argentino ficar ajoelhado bem próximo onde eu encontrava, e o ginásio lotado vibrava. O Argentino ficou por ali mesmo e o arbitro da luta levantou o braço do brasileiro. Eder tinha se tornado campeão Sul Americano.
Quando o Argentino saiu do Ring, apanhou dos espectadores que sabiam do que havia acontecido antes da luta. Eder já era ranqueado e ia em busca do titulo mundial. A luta que credenciaria Eder Jofre para disputar o titulo foi com um mexicano Joe Medel, no Olimpic Auditorium, em Los Angeles. Mais de três mil espectadores estavam no mesmo ginásio que Eder tinha derrubado Joe Medel.


Era uma quinta feira as 21 horas e aqui, hora da madrugada, com os brasileiros ouvindo a transmissão de Pedro Luiz pela radio pan-americana. Foi uma luta em que os dois poderiam ir a nocaute. Houve uma troca de socos que vinha de todos os lados pelos dois contendores, que chegou ao ponto de não haver mais técnica. Eder chegou a ser derrubado, mas levantou e ouviu do seu pai e técnico Kid Jofre. Vai que sua mãe esta torcendo por você. Eder sangrava pelo nariz, e num golpe de esquerda pegou o rosto do mexicano e um forte golpe de direita acertou a mandíbula do seu adversário que caiu e não levantou. Essa luta foi como uma eliminatória para o titulo mundial para a disputa do titulo mundial dos pesos galos até 53,524 kg. Seu adversário agora, seria o mexicano Joe Becerra, o campeão mundial que se recusou a lutar com Eder deixando o titulo vago.
Três meses depois da luta contra Joe Medel, Eder ia disputar o titulo mundial contra Eloy Sanches, outro Mexicano e nessa luta Eder não teve muito trabalho para nocautear seu adversário. Finalmente tivemos um campeão mundial.


Todas as lutas que Eder fazia no Ibirapuera eu estava lá. E vários lutadores encardidos vinham para lutar contra o nosso campeão. Um americano que não lembro o nome tomava pancada uma atrás da outra e não caia. Os mais entendidos diziam que o adversário de Eder estava sonádo.
Sonádo é o lutador preparado para receber os golpes e não sentir. Já em outra luta Eder pegou um Chileno chamado Claudio Barrientos, Eder bateu no cara do começo ao fim da luta. Ele caiu 10 vezes e levantava, e conseguiu ficar os 10 assaltos de pé perdendo por pontos, quem ia ao ginásio queria ver sangue, e quando saia do ginásio sem haver um nocaute saia frustrado. Certa ocasião teve uma luta exibição do Eder contra um lutador brasileiro que nem ranqueado era. Lembro-me como se fosse hoje, foi no dia seguinte que nasceu o primeiro filho de Eder, A luta em favor de uma instituição, estava sendo levado em banho Maria. E um golpe um pouco mais forte no fígado levou o adversário a nocaute, e o próprio Eder o ajudou a se levantar. E eu já não agüentava maios em ver a luta como se desenvolvia e gritei, Eder manda preá lona! Quem não gostou foi um homem do meu lado que disse meio bravo. É uma luta exibição rapaz!
Eder colocou o titulo em jogo varias vezes, e em 1965, foi ao Japão e como sempre tinha problemas com peso, no dia da luta fiava enrolado em cobertor, ou então cuspindo o dia todo para perder peso, que o desgastava na hora da luta.


Mesmo no verão Eder tinha que se enrolar em cobertores para emagrecer, e manter o peso dos galos, 53 kg.


Para nos brasileiros Eder ia ao Japão e como sempre ia encher a cara do japonês Masahico (Fighting) Harada, de pancada e seria mais um a beijar a lona. era um dia de meio de semana, aqui no Brasil era nove horas da manhã e todos de ouvido no radio para ouvir a transmissão de Flavio Araujo pela radio Bandeirantes a única emissora brasileira presente no Japão. A torcida era grande, mas o japonês com barba por fazer e roçando o seu rosto ao do brasileiro, conseguiu segurar Eder levando a luta até o final, e surpreendentemente com vitoria do japonês. Um resultado bastante contestado pelos brasileiros. Houve a revanche e como o Japonês era o detentor do titulo. Para o locutor esportivo Fiori Giglioti, que apenas irradiava futebol. a barba por fazer do japonês irritou Eder que perdeu a concentração. Mas havia a revanche e segundo os entendidos o "raio não cai duas vezes no mesmo lugar". Eder foi a revenche com nossa esperança de ele voltar de lá com o titulo reconquistado. Mas ele voltou mais uma ves derrotado por pontos, desta vez sem contestação alguma.
Eder mudou de categoria por causa do peso e foi para a categoria peso leve, onde também chegou ao titulo, mas para isso teve que fazer varias lutas, e numa dessas ele lutou contra um adversário oriental, que também era outro “joão teimoso “ que não ia a nocaute. Seu manager colocava um tubo com um liquido em seu nariz, o que chamou atenção de um expectador a meu lado a beira do rink que gritava para o juiz. Curi veja o que é isso que ele cheira. A luta foi até o fim e a vitoria por pontos.

Nenhum comentário: