terça-feira, 27 de abril de 2010

MEMORIAS DO PACAMEBU


Imagens da primeira partida disputada no estádio entre Palmeiras e Coritiba, dia 28 de Abril de 1940. Era o jogo preliminar de Corinthians x Atletico Mineiro. A atacante Zequinha do Coritiba foi quem marcou o primeiro gol do estádio.
*********************************************

Jogo realizado em 1948, Corinthians 2x2 Ypiranga: gol do Corinthians pelo Campeonato Paulista de Futebol no estádio do Pacaembu em 18 de outubro de 1948.


***********************

O Palmeiras sagrou-se campeão paulista de 1950 com o empate por 1 a 1 contra o São Paulo, em 28 de janeiro de 1951. O gol de abertura foi assinalado pelo são-paulino Teixeirinha, aos 4min do primeiro tempo. Aos 16min do segundo tempo, Aquiles decretou o empate.Esse jogo foi denominado de o jogo da lama, devido o charco que se transformou o gramado. Aliaz um dos defeitos da construção do estádio. Ali era um brejo e a drenagem era incipiente para penetração da agua. O estado do gramado favoreceu o Palmeiras, no lançamento de Jair de 40 jardas a bola parou na poça d´agua e Aquiles se aproveitou na saida de Mario, Goleiro do São Paulo tocou a bola na rede. Abaixo Luiz Villa e Valdemar Fiume, comemoram o titulo.



**********************

A história do estádio também teve brigas. As gerais do estádio Pacaembu depois da confusão durante o jogo da final do Campeonato Paulista em que o São Paulo conquistou o título ao vencer o Corinthians por 3 a 1, em 29 de dezembro de 1957. Após o terceiro gol do São Paulo feito por Maurinho, o jogo foi interrompido por seis minutos em virtude das inúmeras garrafas atiradas sobre o gramado.


********************

O Pacaembu também foi palco do último amistoso da seleção brasileira antes de embarcar para a Copa do Mundo na Suécia em 1958. Na ocasião, a seleção venceu o Corinthians por 5 a 0. Na foto, Pelé, com bolsa de gelo no joelho, depois do ponta pé que levou do Half esquerdo Ari Ercilio do Corinthians. Na foto ele converas com Gino Orlando conversa com Gino.


**************************

As taças que serão oferecidas pelo jornal Última Hora ao vencedor do jogo de 16 de março de 1958 no Pacaembu, entre Santos e São Paulo. Admirando os troféus, aparecem os jogadores santistas Dorval, Pagão, Pepe, Afonsinho e Pelé

********************************

Em 1959 o Palmeiras se sagrou supercampeão paulista sobre o Santos de Pelé com a vitória por 2 a 1. O gol do Santos foi de Pelé, aos 14-min do primeiro tempo. O palmeirense Julinho empatou aos 43-min. Romeiro, aos-3min do segundo tempo, garantiu a vitória do Palmeiras.

Abaixo, a comemoração dos palmeirenses. O reporter Reali Junior com o microfone da TV Record, logo a seguir Geraldo Scoto abraçando Nardo, e Julinho sendo abraçado.

****************************** Os campeões mundiais participaram até de um filme "O Preço da Vitória", no Pacaembu. Pelé aparece entre Vera Sampaio, assistente do diretor do filme, e a atriz Maria Dilnah. Ao fundo, os jogadores. Em 2 de dezembro de 1958, foram tomadas cenas do filme que narra a história de Valmir, um "jogador da seleção brasileira" .

***********************


José Teles da Conceição conduz a Tocha Olímpica dos Jogos Pan-Americanos de 1963 acompanhado por representantes dos EUA, México e Argentina
****************************

A Concha acústica deixou de existir para a construção do tobogã; obra foi realizada na década em 1970. Esse foi o crime cometido contra o Pacaembu, a derrubada da concha

acustica é lamentada até hoje.

***************************
Os três ex-capitães das equipes que ganharam a Copa do Mundo em 58, 62 e 70. Os jogadores Mauro, Bellini e Carlos Alberto desfilam com a réplica da Taça Jules Rimet durante a reinauguração do estádio do Pacaembu, em abril de 1984.

*************************
Em 1995 aconteceu um dos mais tristes episódios da história do estádio. A briga entre torcedores do São Paulo e do Palmeiras na partida final da Supecopa São Paulo de Juniores teve como saldo 101 feridos e a morte de Márcio Gasparin da Silva, 16 anos
******************************** O Pacaembu também foi palco de acontecimentos históricos. Israelenses festejam no estádio do Pacaembu a criação do Estado de Israel, em 1947. A imagem fez parte da exposição "Imagens de Fato - 80 Anos de Folha"
******************************
E até o presidente da República já deu o ar da graça no Pacaembu. O então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, Luiz Inácio da Silva, o Lula, em assembleia geral no estádio, em 31 de outubro de 1979. Os metalúrgicos da capital, cerca de quatro mil operários, decidiram continuar a greve pelo quarto dia consecutivo ao rejeitarem a proposta de conciliação do TRT































































































































































































































































































































Nenhum comentário: